terça-feira, 25 de maio de 2010

Jr., o Trigueiro!


É, eu já sei: tenho postado com uma frequência muito baixa e irregular. Mas tenho minhas razões; desculpas, na verdade rs. Acontece que estou bastante envolvido com as questões do meu trabalho, sem contar as minhas intermináveis crises de alergia. Pois é, além de bipolar, ansioso, ter TOC (transtorno obssessivo compulsivo), ainda tenho crises repentinas de alergia. Num outro post conto a história de quando tive tumor no pulmão. Acredito que poucos dos meus amigos mais próximos saibam de como tudo realmente aconteceu. Pra quem não acredita em espiritismo, transcedentalidade, religiosidade, é uma bela provocação!


Mas voltemos ao assunto desse post! Como estou com pouco ou quase nada de tempo pra escrever (tirando os momentos de preguiça rs), resolvi unir o útil ao agradável: estou pedindo pra amigos escreverem textos sobre assuntos variados, o que permite que meu blog não fiquei totalmente parado e, ao mesmo tempo, possamos aprender algo com eles. A vida é aprendizado, não é? Então viver é receber e passar conhecimento. (vixi, o que uma pessoa não faz pra tentar justificar sua falta de tempo ou preguiça, kkk).


Enfim, o texto de hoje foi escrito pelo Júnior Trigueiro, um amigo quase que totalmente virtual. Ele mora na mesma cidade que eu, nos falamos quase todos os dias pela net, mas nos vemos com uma frequência quase nula. Ele tem uma visão da vida bastante incomum, diferencia-se da maioria dos jovens, talvez pela experiência e sabedoria que possui. Bom, deixarei você com o texto:


"A vida nem sempre é ensolarada. Há dias nublados, dias  de chuva e  de intenso frio. Porém, em qualquer momento, haja o que houver, vamos avançar intrepidamente fazendo brilhar o sol que abrigamos no coração. Fazendo com que o ambiente que estamos nos torne corajosos e vitoriosos,  que tenhamos as visão de que o mundo e suas funções não para pra nos ajudar, temos nós que usamos o meio externo para melhor aproveitar a vida. Mesmo nos meses mais rigorosos do inverno, sabemos que os raios do sol da primavera estão se aproximando. E com, a chegada da primavera, mesmo as camadas mais espessas de gelo acabam por derreter, transformando-se em água fresca que umedece a terra e alimenta o manto florido da estação primaveril. Assim deve estar nosso coração com relações a todos os indivíduos existentes na órbita em que vivemos, se não conseguirmos entender a diferença existente dentro de cada um, tampouco iremos entender que o inverno nunca tarda em se tornar primavera.
  Um único indivíduo de coragem, movido por uma forte determinação, será mais vitorioso que milhares de covardes que se contentam em realizar um pequeno bem. A capacidade não é uma questão de número. A pessoa que assume um compromisso com paixão pode criar uma nova história. Basta que haja uma única pessoa com o coração de um leão, para entender que mesmo sendo o mais forte diante das dificuldades como é um leão sempre corajoso, ele sempre precisara de tudo o que o cerca para se tornar forte como um leão.
  Ou seja, se tornar uma pessoa de exemplo e digno cidadão percebendo como dito a cima que a diferença que nos cerca é o que nos faz sermos o que somos, pois o meio em que vivemos  interfere e nos molda, mas não devemos mudar por nenhum instante o nosso eu verdadeiro sempre buscando o nosso lado mais corajoso e positivo que o ser humano tem inerente dentro de si.
  Só é possível atingir a vitória na vida quando possuímos um grandioso ideal, suportando e ultrapassando os sofrimentos da vida."  (Jr.)


Bipolômetro: há duas ou três horas eu estava triste, seco, sarcástico, depressivo; nesse momento estou em pré-êxtase, inquieto, mas sonolento rs. 


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Green eyes!



"E no verde dos teus olhos eu pude ver
A beleza de ser quem sou, sem me esconder.
Ser feliz por te ter, te ver, te amar.
Ser quem quero ser, ou ao menos tentar.
Ser quem sou, sem ter medo de errar!"

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Jeh Cyber, amigo distante

Bom, aqui estou! Decidi não mais falar sobre as coisas do meu final de semana retrasado, já que tudo não passa de passado. Aliás, de acordo com a minha musa maior, Clarice Lispector, até mesmo o presente já é passado. Esse instante já é passado, pq ele não volta mais. Ou seja, só temos o passado e o futuro, o presente não existe!

Tá, nem sei pq falei isso, mas vamos ao que interessa rs. No último post abri a sessão onde posto textos de amigos meus. O primeiro foi sobre a possível diferenciação entre amor e paixão. Hoje, como estou meio indisposto a escrever, postarei um sobre a amizade. É mais uma homenagem a mim, eu penso. Ele foi escrito pelo meu amigo Jeh Cyber. Nos conhecemos pela net e no final de semana retrasado, aquele que não vou mais comentar, ele veio conhecer a galera. Foi mt dahora, sinceramente. Ele é mt mais gente fina que pela net. Não estou muito inspirado hoje pra falar o que realmente penso dele, mas digo uma coisa: quero ser amigo dele PRA SEMPRE! Enfim, vamos ao texto:

"Amizade
Sempre me pergunto qual é a verdadeira força de uma amizade?
E qual é a força de uma amizade constituida entre pessoas que estão a Km de distância?
Que nunca se viram e quando isso acontece tudo parece mágico.
Poderia parecer um conto de fadas.
Não é?
A internet hoje para mim é como uma fita que liga as pessoas de uma ponta a outra.
E foi isso que aconteceu entre eu e esse menino bipolar.
Poderia parecer um caso romantico sexualmente falando.
Mas o romance também existe em uma grande amizade.
No tato, no abraço caloroso, nas dores sofridas juntamente.
E ao entrar aqui, é sempre bom dar uma espiadinha no MSN, pra saber se ele está lá, com seus pensamentos e com suas idéias politicamente simples.
Dizer amo você, para um amigo é algo que todos poderiam estranhar.
E dai, eu amo esse muleque, pelo seu jeito alegre e bipolar de ser.
Poderia ser um depoimento acalorado dizendo sobre as qualidades dele.
Poderia ser uma declaração de amor a um grande amigo.
Mas queria dizer que:
Confesso gostar de ouvir os elogios empregados aos meus mais longos textos toscos, que posto no meu blog.
Confesso que ele poderá sim contar comigo sempre que quiser, pois abriu as portas da vida para que eu pudesse adentrar.
E me fez sentir a pessoa mais importante junto aos seus amigos e sua família.
E que amigo é esse que não tem medo de abrir o coração e contar tudo de sua vida como ela é. Sem roupas despida de medos.
E quem é esse amigo que não quer saber do básico e que se entrega verdadeira e puramente a uma pessoa a qual ele conheceu.
É sim o Leal.
Quero Leal agradecer por você ser essa grande pessoa em minha vida.
Que você e nossos amigos em comum (Alê, Bruno e Régis), durem em minha vida eternamente.
E que tudo que vivenciamos até agora fique na mente de vocês também.
Obrigado meu mais novo amigo" (By Jeh Cyber).


Pra quem tem tempo pra ler bons textos, visitem o blog dele: http://jehcyber.blogspot.com


E, antes de terminar o post, só tenho algo a dizer: OBRIGADO pela sua amizade, Jeh. A distância é mesmo apenas um detalhe quando se tem amigos como vc. A sua presença é ESPIRITUAL, pode crer!

E hoje não terá bipolômetro, pq não to afim! =/

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Olavo, meu novo-amigo-novo

É, a vida é um eterno inventar! Viver é criar novas tradições, não é? Pode ser que não, mas nesse momento prefiro pensar que sim. É pensando nisso que crio, a partir de agora, uma nova sessão do blog, onde vou postar textos de amigos meus. Começo hoje com uma reflexão sobre um tema bastante polêmico, controverso, complexo, etc e etc: a diferenciação de AMOR e PAIXÃO. Será que existe? Você sabe, cumade e cumpade, o que é cada um desses sentimentos? 

O autor desse texto, um novo amigo, pediu para que não fosse revelada a sua identidade.  Dessa forma, enquanto ele assim desejar, o chamarei de Olavo. Não sei se ele vai gostar do nome, mas o escolhi  porque ele me desperta sensações agradáveis, já que é o nome do meu avô materno (temos uma história bastante não-convencional). Enfim, é isso. Se deliciem com o texto do Olavo e, claro, comentem a vontade!

 
"Refletir é algo complicado, às vezes vem do nada, às vezes vem do todo, às vezes vem por nada, às vezes vem por todos, e assim só nos confunde e nos deixa mais perdidos. Ou não?! Na noite de ontem em um dos meus momentos pensantes escutei, ou melhor, li, uma pergunta; “Eu nunca sei diferenciar amor de paixão!”.

Isto já foi o bastante para que minhas reflexões do dia se resumissem nessas palavras: Amor ou Paixão?

É simples responder, ou é complicado responder? Talvez com um exemplo fique fácil, mas e se a pessoa nunca viveu esse exemplo? Então, fica difícil. Então, o que vale é o que a pessoa já viveu? Talvez sim! Mas, e se a pessoa não viveu, pode saber? Pode sim.

O que a pessoa vive, viveu ou deixou de viver, pode destruir ou construir o seu amor. Mas o que é amor?

Talvez para uma mãe amor seja o filho que nasceu, e talvez para o filho, o amor seja a sua mãe, mas é muito relativo, pois seres humanos são apenas seres, e só! Então, o que é amor?

Amor é algo que não tem medidas, não tem descrição, não se pode colocar em uma balança pra pesar, mas pode ser controlado. Um controle exercido por quem tem esse amor, um controle que vem em função de um Outro!

Talvez a melhor descrição de amor, seja, o Outro! E não estou dizendo em idolatrar, e ficar cego por esse Outro, porque o amor não é isso. Amor ti da visão, realidade, mas antes de tudo ti da, respeito, respeito por esse amor, respeito por esse Outro. E tudo isso se resume em colocar esse Outro em um.

Um lugar superior ao seu; Então por esse Outro se cala, se fala, se chora, se apanha, se move, se acredita, se confia, se sente, se doa, se entrega, se vive...

Amor é ter a certeza que na sua frente sempre tem e sempre terá Alguém, e é por esse e com esse Alguém que você esta ali.

Amor pode não ter fim, ou demorar vidas para passar, porem você sabe que sua vida esta ali dentro e não tem como mudar nada disso.

Amor pode ser a coisa mais sublime de um ser humano, assim como também pode ser a sua maior dor; Pois, amar, não depende de um, e sim, de dois!

Mas, e a paixão?
Paixão é tudo isso, mas com algumas diferenças. A paixão não se controla, é que nem colocar fogo em um vidro de álcool, o fogo é forte, intenso, mas tem duração, e acaba.
A paixão não coloca ninguém à sua frente, pois por seu egoísmo e sua vida, você supera o Outro.

A principal diferença entre amor e paixão, é que na paixão não há entrega, entrega de sentimento, entrega de historia, entrega de vida... Não se vive pelo Outro, nem se doa por ele. Ninguém morre de braços abertos pela sua paixão, e sim, pelo, #Amor!

O amor lhe faz pensar, refletir, entender, sonhar, viver; Mas consciente de tudo, e após refletir, por Amor, você, escolhe, Morrer." (Olavo)




  Bipolômetro, edição extra: mal, desanimado, com um peso nas costas... é, não sei o que fazer!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Jean, o maninho!

Tá, faz tempo que não atualizo o blog, mas isso já era esperado. Um bipolar se entrega de cabeça às novidades, mas cansa delas rapidamente (mentira, eu tava é com preguiça de postar as novidades, pq aconteceram MUITAS coisas novas! rs).

Mais a noite eu volto pra falar dos acontecidos do meu final de semana. Isso se eu não perder a vontade!

Agora eu passei daqui só pra postar uma coisa que me deixou MUITO emocionado. Estava eu, no msn, quando aparece na minha janelinha a seguinte frase: "vou escrever um poema que rima pra você :F".

Exatamente 7 minutos depois surge o poema, o que me deixou emocionado por demais. Já o postei no meu perfil do orkut e agora vou postá-lo aqui, tentando eternizá-lo. Lá vai:

O leandro é assim:
quando eu quero papear
ele nunca está por lá
talvez isso seja bom pra mim

O leandro é assim:
gosta de flutuar
pelas ondas do mar
onde a imaginação entra até pelos rins

O leandro é assim:
diz que é bipolar
porque muda toda hora
mas gostar dele é "fácim, fácim"

No final o Leandro não é assim.
o leandro é o Leandro
Porque ele vai sempre estar
De carinho, afim.

É, realmente ficou bom. Só tenho que agradecer pelas palavras, pela simplicidade e beleza poética com que me descreveu. Ah, quem escreveu o poema foi meu amigo virtual, o Jean Meneghelli, a quem eu chamo carinhosamente de maninho-mais-novo-postiço! E só é amigo virtual pq ainda não tivemos oportunidade de nos conhecermos. Em breve vou 'colar' em Colatina-ES, onde ele mora, pra ver com ele e os seus amigos o famoso pôr-do-sol colatinense. Enfim, OBRIGADO,  maninho! Posso dizer que te amo!

Bipolômetro: em êxtase, pq não tinha como ser diferente, né? [e tem várias outras causas que estão me deixando assim, mas conto depois... acho que estou no polo POSITIVO da bipolaridade rs]

quarta-feira, 5 de maio de 2010

E as minhas personalidades?

É, chegou a hora. Terei mesmo que falar sobre minhas personalidades!

Como eu já havia dito, consegui, ao me observar, perceber pelo menos 3 personalidades distintas. Elas estão o tempo todo presentes, apenas se evidenciando uma ou outra em determinadas situações. Ora são bastante nítidas, ora tão embaralhadas e co-viventes que fica impossível definir qual delas está em evidência. Nos textos, porém, fica mais fácil identificá-las. Mas então, vamos a elas:

1) A primeira delas se manifesta, nos textos, entre parênteses ( ). Esse é o Leandro super-sincero, repressor, moralista! É ele que me obriga a dizer o que penso (ou o que eu não queria pensar). Se usássemos, como analogia, a teoria de Freud, chamaria essa personalidade de SUPEREGO (É a parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade).

2) A segunda é manifestada, nos textos, entre colchetes [ ]. Esse Leandro aparece com maior frequência que o primeiro e é o mais alegre de todos. Ele é pulsante, extasiante, tem os sentimentos à flor da pele. Se manifesta de forma natural e espontânea, nas mais variadas situações. É dessa personalidade que advém a maior parte dos meus problemas! rs Pra continuar com a analogia freudiana, diria que essa é a ID ( O id é formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Ele funciona segundo o princípio do prazer).

3) Esse Leandro, o último dos que são conhecidos por mim até o momento, é o recalcado, resultado da pressão do primeiro sobre o segundo. É o que se mostra feliz, mesmo não estando. Enfim, é o que está em evidência na maior parte do tempo. Esse é o Leandro que você provavelmente conhece! Pra terminar a analogia, esse é o EGO (A principal função do ego é buscar uma harmonização inicialmente entre os desejos do id e a realidade e, posteriormente, entre esses e as exigências do superego).

Enfim, agora você tem um pouco mais de conhecimento sobre mim, sobre minhas faces. Mas não se confunda: eu tenho diferentes personalidades, o que é diferente de ter 'duas caras', ser falso. Pra piorar toda essa história, existe a bipolaridade. Ou seja: tenho pelo menos 9 personalidades, de fato. Como? Eu explico!

Se tenho 3 personalidades, e sou bipolar, significa que cada personalidade fica sujeita a estar em um dos pólos opostos. Isso já dá, se fizermos a conta, 3 x 2 = 6. É, mas faltam 3! Sim, faltam. Mesmo sendo bipolar, existe um meio-termo, um centro de personalidade. Então, cada uma das personalidades também tem uma personalidade central. Somando às 6 anteriores, temos 9 personalidades.

Então está aí a resposta por eu ser tão ANORMAL, aloprado, louco, varrido, doente, etc rs. Afinal: você acha que é fácil ser normal com tudo isso de Leandros? ashauhs

É isso, entendeu? Noite, cumade e cumpade. Até o próximo encontro! Evoé! :D



Hoje, excepcionalmente, como demorei a escrever o texto, vou postar 2 bipolômetros.

Bipolômetro 1: há mais ou menos 1 hora eu estava MUITO calmo, alegre, confiante, apesar de bastante extasiado e pensativo com as últimas coisas que têm acontecido em minha vida.

Bipolômetro 2: de 20 minutos pra cá, fiquei nervoso, irritado, perdido, medroso. Minha mãe me deu uma notícia que me deixou pensativo e me fez soltar a seguinte expressão: Ih, fudeu!

domingo, 2 de maio de 2010

Você é bipolar?

Ah, ta aí um teste, simples e objetivo, sobre a bipolaridade. 


 Ah, depois comenta aí o resultado, viu! rs




Divirta-se! [ou não kkk]

Depressão pós-sábado agitado?

Não, não estou com depressão pós-frisson do sábado. Acho que estou num ciclo positivo! Seria um novo estágio da bipolaridade? É, talvez eu esteja passando por um momento onde os sentimentos têm uma duração maior, uma relativa permanência [ou não, pq acabo de me estressar ao lembrar coisas ditas a mim, na noite de ontem!].

Ah, ontem foi um dia agradável (a noite foi, na verdade). Não vou ficar aqui falando das minhas aventuras pessoais, mas como o intuito desse blog é mostrar minha bipolaridade, já bastante aparente, acabo sendo obrigado a relatar fatos importantes da minha pacata vidinha rs.

Ontem fui numa baladinha, com amigos. Lá aconteceram coisas que me deixou triste, alegre, extasiado, comovido, enojado, excitado, sonolento. Tudo junto e misturado, pra variar. Mas confesso que o saldo da noite foi positivo, agradável, acho que por conta desse 'momento estável' que estou passando.

É bom a gente fazer coisas que queria há tempos, né? Pois bem, pra quem esteve comigo, sabe do que estou falando (aliás, nem todos que estiveram comigo sabem, pq costumo ser bastante reservado... a não ser no dia que ataca a parte tagarela e carente da minha bipolaridade rs).

Enfim, é isso. Agora estou no trabalho e, por isso, preciso deixar de escrever. Mais tarde volto aqui e conto um pouco mais... [e prometo que vou tentar falar das minhas personalidades rs]

Tarde, cumade e cumpade. Passar bem!

Bipolômetro: contente, apesar de bastante sonolento! feliz por ter feito e falado algumas coisas ontem, mas bastante enraivecido por não ter feito ou falado outras!

sábado, 1 de maio de 2010

É sábado mesmo, e daí?

É, hoje é sábado. Chegou o dia mais esperado da semana (não por mim!). Hoje, além de sábado, é feriado NACIONAL [ou internacional, não tenho certeza]. Dia do trabalhador! É um dia importante, com grande valor histórico-sociológico. 

Mas, enfim, não estou afim de falar, agora, da importância desse dia. Fica bem mais fácil você procurar no google. Lá vai encontrar milhares de artigos sobre a importância desse dia histórico. 

 Vim aqui hoje só pra dizer que estou muito feliz, embora não tenha acontecido nada de especial. É, faz parte da bipolaridade. Ora você está abaixo do fim do poço, ora você está no céu, na lua, em saturno, urano, etc e etc rs.

Pois bem, acho que estou feliz por estar, nesse momento, conversando com alguns dos meus melhores amigos. Estão, no msn (a distância sim, pq não?!): Renan (O MELHOR!), Jean, Eddie, Bruno, Régis, Henrique, Aylan, Bruno Camara, Mikael, Pedro... sem falar dos novos amigos: Nato, Danilo (que não é tão novo assim rs), Renato. É, faltaram alguns, mas eles estão no meu coração e na minha mente [e estes sabem que estou falando deles! ^^]

É, é isso... mais a tarde volto aqui pra falar das minhas personalidades. Elas já se manisfestaram nesse post, mas depois eu as apresento!

Bom sábado pra você, cumade e cumpade. Hoje é dia, hein! ^^

Bipolômetro: exatsiadamente extasiado! :D

ps: ontem fui num show DAQUELES! era Chrystian e Ralf...é, eles ainda cantam... e cantam MUITO! fui com mamãe e alguns amigos.. lá encontrei o Renan e os pais dele... minha mãe e a mãe dele fugiram e foram pra frente do palco.. doidas de pedra!... e agora entendo o pq eu e ele nos damos tão bem! kkk