quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Poema...

Pequeno Poema Sobre A Semana Passada Depois Daquilo Que Você Me Disse

Esboço sorrisos pensando em nós dois
Vendo a altura da nova escalada
Você que apereceu, sem antes, depois
Dando-me tudo, me deixando o nada

Na verdade me sinto um tanto inseguro
Daquilo que você realmente sente
Retorno de todo o formado futuro
Temendo algum ilusório presente

E o que posso fazer
Se o que me dá asas
Também consegue tirar o meu chão?

O que resta é viver
De neve e de brasas
Em guerra devasta no meu coração

(Sérgio Luiz de Castro Júnior)

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Euclidiano, sim senhor!

É, realmente faz MUITO tempo que não posto algo aqui. Por isso mesmo resolvi não abordar especificamente cada um dos acontecimentos passados, haja vista que são muitos, de formas e intensidades variadas. Isso porque, utilizando as palavras do meu mestre-maior Euclides da Cunha,  esses fatos perderam "toda a atualidade, remorada a sua publicação em virtude de causas que temos por escusado apontar". Cabe dizer que nesse período que me "afastei" do blog aconteceram fatos realmente marcantes em minha vida. Dentre eles está um que sou obrigado ao menos a citar: a SEMANA EUCLIDIANA. Tenho até medo de falar sobre esse assunto, tamanha é a sentimentalidade que ele envolve. Sem dúvida, ao abordar esse acontecimento,  cometerei  o mais imperdoável dos erros: a simplificação da complexa rede de sentimentos que afloram em mim ao  vivenciar essa semana, como também ao lembrar do que lá passei. Ao escrever, serei incapaz de transmitir, ou ao menos sugerir, a real importância de cada fato ocorrido durante essa semana. Diria Clarice Lispector, minha musa, que para entender o que é uma Semana Euclidiana você tem que vivenciá-la, tocá-la, sentí-la. 

No entanto, dentre todos os pontos que eu poderia apontar, ressalto o mais importante: as amizades lá constituídas. Pense num lugar onde se reunem, e são sujeitas a uma convivência "forçada", pessoas de todo tipo, com variadas formas de pensar e agir, com histórias de vida totalmente diferentes umas das outras, com sonhos e objetivos que abarcam uma gama infinita de possibilidades. Acrescente a isso um local notadamente MÁGICO, onde afloram suas características mais elementares, muitas das quais ficam em modo de "stand by" durante a maior parte da sua vida. Digo sempre e repito: é durante a SE, lá em São José do Rio Pardo, que sou o melhor ser humano que poderia ser! É lá, também, que ao chegarmos e nos deparamos com vários desconhecidos pensamos: como pude querer vir passar uma semana nesse lugar estranho, com gente desconhecida  e esquisita? É, mas em questão de dois ou três dias alguns destes  estranhos estarão incluídos na nossa lista de "amigos de infância"!

Certa vez ouvi umas palavras que, no instante que as ouvia, pensava em Sanzé. Trata-se da seguinte frase, atribuída à escritora belga Marguerite Yourcenar: "O nosso verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar de inteligência sobre nós próprios". Essas palavras têm, pra mim, um significado muito forte, marcante, como é também vivenciar uma Semana Euclidiana.  Sim, usando a frase citada eu digo: foi em Sanzé que eu nasci, foi lá que descobri a mim mesmo, que pude vivenciar o Leandro "ideal", um tipo de ser humano que nem eu mesmo sabia existir dentro de mim. 

Uma amiga muito querida, a Cátia, já havia cansado de me ouvir falar tanto dessa tal Semana e, talvez desacreditando das coisas que eu dizia, já que costumo ser bastante exagerado, ela resolveu participar. Lá ela pode, mesmo que de forma diferente do que acontece comigo, sentir o caráter mágico que aquela semana possui. Ela continua dizendo que sou exagerado, mas reconheceu que há algo de muito diferente e especial por lá. E isso aconteceu com tantos outros. Aliás, já até me acostumei a pensarem que sou um exagerado, já que fico visivelmente emocionado só de falar na SE! A Daniele, ou simplesmente Dani, por exemplo, foi há duas SEs consecutivas, e já pode atestar a magnitude do que acontece conosco durante aquela semana (ela, como eu, volta de uma SE já imaginando como será a do ano seguinte!).

Enfim, prefiro não mais comentar e simplificar o que se passa lá. Fica aqui o convite pra que você participe da próxima Semana Euclidiana. Meu sonho é que cada pessoa desse país tenha o direito de vivenciar ao menos uma SE. Todas as informações sobre o evento você encontra no site da Casa de Cultura Euclides da Cunha, pelo site: www.casaeuclidiana.org.br. Aos que já participaram tenho pouco o que dizer. Afinal, vocês SENTIRAM o que é uma SE!

E, pra finalizar, preciso agradecer aos amigos que (re)conheci durante as 6 SEs consecutivas que participei. Constituí, desde 2005, o ano em que participei pela primeira vez, uma NOVA FAMÍLIA: a euclidiana.  E essa família cresce ano a ano. Novos amigos vão se agregando e, com isso, vão se formando laços que nos propicia uma grande rede de relacionamentos. A todos vocês, meu mais sincero agradecimento! E peço um grande favor: divulguem a SE! Falem, mostrem fotos, escrevam textos, gritem a todos os cantos o que é essa semana, o que ela representou em sua vida. É dever de cada um de nós passar a diante o que lá aprendemos, não só o lado intelectual, que também é importante, mas principalmente o pessoal. E, justamente por esse grande valor, também nos é imputado como dever o fato de lutarmos para que seja  propiciada  essa experiência única e tão marcante para outras pessoas! Mãos à obra, amigos maratonistas!



Bipolômetro: estava em estado de êxtase até uma hora atrás, quando meu humor oscilou consideravelmente. no momento, estou apático!