sábado, 31 de julho de 2010

Então...

A vida (ou a força superior que a controla) tem sido muito bondosa comigo. Dias atrás, por meio do Formspring.me, conheci alguns seres humanos iluminados. Quem me conhece um pouco mais de perto sabe da minha admiração pelo Forms, uma vez que já fiz, através dele, importantes contatos com pessoas muito especiais. Através de simples e muitas vezes despretensiosas perguntas e respostas, que geram outros infindáveis questionamentos, acabamos nos interessando por conhecer determinadas pessoas. Foi assim que conheci o Jean, o Leko, o Rick, o Panda, a Bia, o Jeh, o Ale e tantos outros... Essa semana tive o prazer (ou seria presente divino?) de conhecer o Jayson. Jovem, simpático, de bem com a vida, apesar de ter uma história incrivelmente triste, ele me ensinou algumas coisas através das suas respostas. Posteriormente, em conversas no msn, descobri que ele era um pretenso escritor, que até tinha um blog que atualizava frequentemente. Não resisti e pedi pra que ele me enviasse um texto pra postar aqui. E ele aceitou! Então, pra resumir, ele me enviou um texto que contem palavras que eu, por exemplo, estava precisando ouvir. Cheguei a pensar que, em certos trechos, ele teria escrito direcionado a mim. Não, não foi, já que ele nem me conhece. Enfim, fiquem com o texto e tirem suas próprias conclusões!

Então...
Então fico pensando em todos os momentos perdidos em troca de nada. Fico assim parado, olhando pro tempo como se ele pudesse me dizer algo que nenhum dos sábios que consultei, conseguiu me responder.
Não queira você, saber a pergunta que fiz aos sábios, porque você não saberá a resposta. Então poupe-me o tempo e a energia em dizer a pergunta.
As vezes perguntamos por perguntar e quando não, perguntamos porque não queremos nós mesmos encontrar a resposta, o caminho, o significado.
Não me pergunte a pergunta, não me faça olhar-te com piedade, pena ou desprezo, poupe-se do desgosto.
Então, se eu soubesse, e mesmo se eu tivesse todas as respostas de todas as perguntas já feitas, eu não lhas te daria, também não venderia e nem deixaria fácil ao teu alcance. Não, você teria que provar ser entre os homens, o único merecedor de tal direito. Sim, você teria que provar ser entre todos os mortais o único merecedor da imortalidade. Então, você não é esse único, eu sei, eu sinto, eu vejo em seus olhos.
Então, não me venha culpar pelo teu fracasso só porque omiti a pergunta e neguei a resposta. Você nem mesmo soube contemplar o que sempre esteve ao teu alcance. Então, então, como ousas saber o que te é inacessível? A pergunta e a resposta. Não me forces, não, de maneira nenhuma. Pois do contrário terei que ser impiedoso. Minhas palavras são ásperas e amargas. Se você provar delas uma única vez, com certeza não morrerás, mas as evitará tanto quanto evito o nada de minha existência.
Então, agora eu acredito que por teres chegado até aqui, mereces compaixão. Como eu gosto dessa palavra, ela é doce e acalenta minha existência efêmera. Compaixão, se você se dignar, pense bem. Compaixão! Qual é a pergunta, qual é a pergunta, a mais perfeita, a mais terrível e temível entre todas. Aquela que a resposta poderá mudar o rumo de nossa breve existência. Qual é a única pergunta que não deveria não ser respondida? Então! Então se você não consegue fazê-la pra você mesmo. Por que queres  que eu te faça? Poupe-me o tempo, pois seguido da pergunta me pedirás também a resposta. Não, eu não posso te dar isso. Quem não sabe fazer perguntas, não merece respostas. Mas eu te garanto que se você me perguntar corretamente, eu me dignarei apontar o rumo e a resposta você descobrirá e enfim verás que é tolo, todo aquele que crê naquele que se diz sábio. Sabedoria é dom dado por nautureza. Ninguém deveria comprar. Esteja atento, alí na esquina tem alguém tentando vender-te o nada." (Jaison Waider)


Ps: Obrigado, Jay! Espero que você contribua mais e mais com o blog!


Bipolômetro: estava bem até a pouco, mas uma tristeza enorme e inexplicável tomou conta de mim... agora estou aqui todo melancólico, ouvindo músicas depressivas, esperando o sono me vencer... mas melhorarei!


1 comentários:

Arthur Alter L. disse...

Eu sou fã de carteirinha do Jason. Ele escreve muito bem e além disso é uma cara super legal e vc disse muito bem sobre ele. Apesar de tudo ele está sempre de bem com a vida. Adorei o texto do pretenso - diga-se de passagem - profissional, pois ele escreve como tal e com autoridade.
Leo, vi no final que vc não está bem, que isso mlk olha vida de cima e sorria, eu estou sorrindo pra vc agora :D
Se cuida
Bju
Arthur

Postar um comentário